À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/02/2011

CGTP denuncia "revisão encapotada" do Código de Trabalho

O secretário geral da CGTP acusou hoje o Governo de estar a realizar "uma revisão encapotada" do Código do Trabalho e disse não haver razão para não se ter concretizado um aumento do salário mínimo para os 500 euros.

"Não há razão nenhuma para haver pressões e não uma retribuição do trabalho e não se ter concretizado já os 500 euros do salário mínimo", afirmou aos jornalistas Manuel Carvalho da Silva, no final de um encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates.

O encontro decorreu em São Bento, em Lisboa, dois dias antes do Conselho Europeu em Bruxelas.

Segundo o secretário-geral da CGTP, "o Governo vai por muito mau caminho, está a privar os trabalhadores", levando "ao agravamento da situação atual".

Carvalho da Silva disse ter levado três preocupações da CGTP: "a revisão encapotada do Código do Trabalho, a necessidade profunda de uma alteração do discurso em relação aos salários, que têm imperiosamente de ser protegidos e aumentados, e o reforço dos valores universais dos direitos sociais vitais para o país".

Na quinta-feira, o líder da Intersindical reúne-se com o Presidente da República, Cavaco Silva, e espera que estas três questões caibam "no espaço desse debate".

"Há compromissos assumidos pelo Presidente da República - que disse não se justificar a revisão da legislação laboral -- mas, neste momento, temos uma revisão em curso, que é uma revisão profunda, marcada pelo cinismo de alguns patrões, que dizem que esta não se pode apresentar como uma revisão do Código", referiu Carvalho da Silva.

A este propósito, o secretário-geral da CGTP considerou que "se está a ali [na concertação social] a gerar um caminho para aquilo que consideramos ser uma revisão encapotada do Código", sustentou. 

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/CGTP+denuncia+revisao+encapotada+do+Codigo+de+Trabalho.htm

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails