À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/06/2009

Desemprego na OCDE em Abril foi de 7,8%

Crescimento do desemprego desacelerou na OCDE em comparação com o mês anterior, tendência que não foi acompanhada pelo México, país no qual se deu um aumento bastante expressivo deste indicador no período em causa.

O desemprego na OCDE situou-se em Abril nos 7,8%. Os Estados Unidos são o país não pertencente à UE-27 cuja taxa de desemprego atingiu um valor mais elevado: 8,9%. Segue-se-lhe o Canadá, com 8,0%. Austrália, México e Japão apresentam para este indicador resultados de 5,4%, 5,3% e 5,0%, respectivamente, enquanto a Coreia do Sul é entre os países sem causa o que tem o valor mais baixo: 3,8%.
Entre Março e Abril a taxa de desemprego aumentou 0,1 pontos percentuais na OCDE, enquanto entre Fevereiro e Março essa subida tinha sido de 0,3 pontos percentuais. Como se pode verificar no gráfico 2, entre este conjunto de países, os Estados Unidos são o que regista um maior aumento do desemprego em Abril de 2009 em comparação com os valores do mês respectivo de 2008, enquanto o México é aquele em que se deu uma maior evolução do desemprego de Março para Abril (indicador aumentou 0,6 pontos percentuais nesse país). De realçar que na Coreia do Sul e na Austrália o valor da taxa de desemprego em Abril decresceu face ao mês anterior, enquanto no Canadá se verificou uma estabilização desse indicador.

Link para dados sobre desemprego na UE-27
Link para boletim

Observatório das Desigualdades - 12.06.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails