À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/06/2009

Fenprof lança "livro negro" das políticas educativas do Governo

Federação de professores acusa o Governo de ter sido um foco de instabilidade na Educação e de ter optado por soluções eleitoralistas.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) lançou ontem o há muito anunciado Livro Negro das Políticas Educativas do XVII Governo Constitucional .

Na apresentação da obra, em Lisboa, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, defendeu que as políticas da tutela para o sector têm constituído "um dos principais problemas e constrangimentos que se colocam à boa organização e ao bom funcionamento das escolas," , produzindo reflexos negativos "no desempenho dos professores e nas aprendizagens dos alunos ".

Mário Nogueira acusou ainda o Ministério da Educação de não resolver os graves problemas da Educação, optando por encontrar o que poderíamos designar por soluções rápidas, a tempo de serem usadas em período eleitoral".

O livro, de 71 páginas- curiosamente, de capa branca-, enumera medidas que os professores afirmam terem ficado por concretizar, outras cujo impacto é considerado negativo, e analisa os reflexos gerais das políticas no quotidiano das escolas e dos docentes.

O Ministério da Educação também publicou, em Março, um livro intitulado A a Z da Educação, em que identifica os sucessos que considera ter atingido no sector desde 2005.

D.N. - 18.06.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails