O director da Direst explica que houve mudanças de hábitos nos portugueses, com reflexo no negócio. "Agora há muitos que preparam o pequeno-almoço em casa", adianta. Mesmo assim, não desiste. "Temos de apostar em produtos de qualidade a um preço acessível", defende Silvério Gaspar.
O preço tem sido um factor decisivo para atrair clientes. No negócio dos lacticínios, o queijo fatiado "sofreu uma quebra de 40 por cento", segundo Miguel Moreira, director de vendas da Lacto Serra. Mas para compensar as "quebras na procura", para além da descida do preço, o sector está a apostar forte na internacionalização. "Não temos praticamente margem de lucro e temos de apostar noutros mercados", refere Miguel Moreira, cuja empresa está em fase de expansão para Espanha, França, Angola, Brasil e até Dubai.
Na Casa da Prisca, de produtos de charcutaria, a palavra de ordem também é de expansão. "O mercado português está em crise", justifica. Apesar de não ponderar ainda mexer nos preços, José Santos, considera que, "por causa da crise, o único segmento que se mantém é o gourmet", para uma clientela particular.
VENDAS DE VINHO BAIXAM 20%
Sem escapar à crise que se verifica no sector alimentar, também os vinhos correntes, os mais baratos, bem como os vinhos do Porto, estão a atravessar dificuldades. "Registou-se uma quebra nas vendas em cerca de 20%", refere Rui Neto, director de vendas da Ramos Pinto, ao CM. A estratégias desta casa de vinhos, presente na Alimentaria Lisboa, para enfrentar a crise, passa por captar o cliente. Rui Neto defende que também é preciso pensar nos negócios a longo prazo e "perceber o consumidor de futuro".
Os vinhos de mesa, os mais caros, contudo, são motivo de preocupações: "Aí não há quebra", afirmou.
O Governo já se manifestou preocupado com o sector vitivinícola, com o Ministério da Agricultura a investir 32 milhões de euros em campanhas de promoção de vinhos portugueses fora dos mercados europeus, como nos EUA, Brasil, Angola e Canadá.C.M. - 20.04.09
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