À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/06/2011

Londres: cortes orçamentais criam crise de saúde mental

As mudanças que estão a ser levadas a cabo no sistema de saúde e de apoios sociais no Reino Unido, devido aos cortes orçamentais impostos pelo governo, estão a ter um impacto "devastador" para centenas de pessoas com problemas de saúde mental e já levou mesmo alguns dos mais vulneráveis a optarem pelo suicídio.
O alerta foi deixado por peritos médicos e instituições de solidariedade social numa carta aberta enviada ao The Guardian, na qual o processo pelo qual o governo de David Cameron está a rever as pensões por incapacidade a 1,5 milhões de pessoas é apontado de "profundamente defeituoso".
O governo tem vindo a enviar cartas a 18 mil pessoas pedindo-lhes que se apresentem em sessões para avaliar as suas capacidades de trabalho. Os críticos argumentam que o teste não é suficientemente profundo para identificar as dificuldades que as pessoas com problemas mentais enfrentam. O processo está a causar enorme pressão sobre aqueles que já sofrem de níveis elevados de ansiedade e stress, argumentam.
"Descobrimos que a perspectiva de reavaliação da pensão por incapacidade está a causar cargas enormes de angústia e, tragicamente, já houve casos em que as pessoas se suicidaram na sequência dos problemas causados pelas alterações aos seus apoios sociais. Estamos profundamente preocupados de que o sistema de apoios sociais esteja a caminhar para uma direcção na qual coloque pessoas com problemas mentais ainda sob maior pressão e escrutínio, numa altura em que já estão a ser atingidas pelos cortes noutros serviços", alerta a carta escrita por instituições não governamentais de apoio à saúde mental e por um consultor sénior do Colégio Real de Psiquiatras.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1866988&seccao=Europa

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails