À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

04/06/2011

Grécia: Novas medidas de austeridade recebidas com greves e manifestações

Os trabalhadores gregos vão receber o novo pacote de medidas de austeridade com uma nova onda de greves e de protestos de rua cujo início está marcado para sábado com uma manifestação convocada pelas duas centrais sindicais.

A Confederação Geral dos Trabalhadores Gregos (GSEE), onde estão filiados os sindicatos do setor privado, e a União dos Trabalhadores do Setor público (ADEDY), onde estão filiados os sindicatos do setor público, já marcaram duas greves e duas manifestações para o mês de junho em protesto contra as novas medidas de austeridade que o Governo grego pretende impor.
Para dia 9 está marcada uma greve dos trabalhadores de todas as empresas públicas, ou com capital do Estado, para denunciar a intenção governamental de privatizar ou fundir empresas públicas.
Para dia 15 está prevista uma greve geral contra as medidas de austeridade que, segundo os cálculos do governo grego, vão permitir poupança e aumento das receitas no valor de 78.000 milhões de euros até 2015.
A GSEE e a ADEDY chamaram ainda os trabalhadores gregos para mostrarem o seu descontentamento na rua, integrando as manifestações de sábado e de dia 21.
A manifestação de dia 21 realiza-se no âmbito de uma jornada de luta europeia, convocada pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES) em defesa do emprego e contra as medidas de austeridade que estão a ser impostas por toda a Europa.
O primeiro-ministro grego, Yorgos Papandréu, reuniu-se hoje no Luxemburgo com o presidente do Eurogrupo, Jean-claude Juncker, para discutir o apoio financeiro da Europa à Grécia, tendo as reuniões sido concluídas de forma "positiva", abrindo a porta à libertação da quinta tranche do empréstimo acordado em 2010, anunciou o ministério das Finanças grego em comunicado.
A Grécia deverá, assim, receber em breve, a quinta tranche do empréstimo, no valor de 12 mil milhões de euros.
Em contrapartida, a Grécia deverá comprometer-se a aplicar novas medidas de austeridade para cumprir as metas do défice, que poderão incluir um limite inferior aos impostos sobre o rendimento e o aumento dos impostos sobre o tabaco, o combustível e os refrigerantes.
Neste período de tempo em que as instituições têm estado a analisar a situação na Grécia, os trabalhadores fizeram 14 greves gerais e sucessivas manifestações que têm enchido a praça Sintagama, em Atenas, onde se situa o parlamento grego, que se tornou o palco de todos os protestos contra o endurecimento das medidas de austeridade no país.

http://www.destak.pt/artigo/97353-novas-medidas-de-austeridade-recebidas-com-greves-e-manifestacoes

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails