À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

31/05/2011

New Time: mais uma ETT (encerrada) que emprega trabalhadores da PT Comunicações

Mais uma ETT fecha portas. Desta vez tem como nome New Time, mas em comum com tantas outras, contrata trabalhadores precários ou simplesmente mal pagos para que trabalhem para o grupo Portugal Telecom por poucos direitos e nenhuma responsabilidade patronal. O abre e fecha de ETTs só beneficia as grandes empresas utilizadoras com milhões de euros de lucros. Neste caso, novamente, a PT Comunicações. Os Precários Inflexíveis responderam ao apelo dos trabalhadores e estiveram presentes na sua concentração à porta da empresa em Lisboa.

Da responsabilidade sobre a carreira contributiva dos trabalhadores, dos salários, dos subsídios devidos, e outros direitos e créditos essenciais, a PT nada sabe, nada quer saber. O mundo das ETTs é um instrumento que salvaguarda os grandes patrões, as grandes empresas, públicas e privadas, de (ir)responsabilidades sobre quem vive do seu trabalho.

Tal como no caso do Call-Center da PT em Coimbra, com a falência da CRH, este encerramento da New Time inclui um denominador comum como pano de fundo: um patrão escondido com rabo de fora, centenas de trabalhadores em dificuldades e responsabilidade por assumir do lado patronal.

A PT Comunicações, no entanto, pretende que os trabalhadores se mantenham ao serviço. Pois claro, porque são seus assalariados de facto e realizam trabalho necessário e efectivo. É por isso que defendemos a integração imediata dos trabalhadores no quadro da PT Comunicações.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails