À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/06/2011

Pessimismo dos portugueses bate recorde

Denise Fernandes

Confiança atinge valor mais baixo de sempre.
No mês em que se conheceram as medidas acordadas entre o Governo e a ‘troika' do Fundo Monetário Internacional, União Europeia e Banco Central Europeu, e em vésperas de eleições legislativas, o índice de confiança dos portugueses medido pelo ISEG atingiu o seu valor mais baixo de sempre.
O índice de confiança do ISEG apurado em Maio e relativo à evolução da actividade económica portuguesa no curto prazo foi de 39,3 pontos, traduzindo assim uma descida significativa do índice na evolução da conjuntura face ao valor apurado no mês de Abril, que foi de 39,8. Diminuiu o consenso dos membros do painel relativamente à evolução económica.
O valor recorde não será alheio às medidas de austeridade, conhecidas no início do mês e que integram o memorando assinado entre o Governo português e as instâncias internacionais para desbloquear um empréstimo de 78 mil milhões de euros para evitar que o país chegue à bancarrota.
Também a situação política do país, que enfrenta eleições legislativas a 5 de Junho, despoletadas pelo chumbo do PEC IV (Programa de Estabilidade e Crescimento), poderá aumentar a incerteza quanto à aplicação das medidas da ‘troika'. [
Aliás, a situação na Grécia, que também pediu ajuda internacional, também está a preocupar os cidadãos portugueses. A Grécia, que já vai no quinto plano de austeridade, enfrenta forte contestação nas ruas e o principal partido da oposição já disse que não dará o seu aval às medidas.
A agravar a falta de confiança dos portugueses está também a subida das taxas de juro e o preço dos combustíveis, que está a bater recordes .
Metodologia
O índice de confiança do ISEG sobre a evolução a curto prazo da economia portuguesa, cujo valor pode variar entre 0 (confiança mínima) e 100 (confiança máxima) é atribuído por um painel de dezasseis professores do ISEG com base em informação quantitativa e qualitativa previamente recolhida e que inclui os apuramentos de um inquérito realizado mensalmente a todos os docentes do ISEG. O valor do índice é obtido por média simples dos valores entre 0 e 100 atribuídos respectivamente por cada um dos membros do Painel. Como indicador de consenso é utilizado o coeficiente de variação dos valores individuais.

http://economico.sapo.pt/noticias/pessimismo-dos-portugueses-bate-recorde_119536.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails