À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/06/2011

Protesto em silêncio no Hospital Dona Estefânia

Profissionais do hospital materno-infantil Dona Estefânia manifestam-se, esta quarta-feira, em silêncio, contra o que dizem ser o "desmembramento" da unidade pediátrica e da sua maternidade.
Aproveitando o Dia Mundial da Criança, profissionais do Dona Estefânia e cidadãos pretendem "manifestar-se em silêncio contra mais um passo da ministra da Saúde" no sentido do "desmembramento" do hospital, sobretudo com o encerramento da maternidade previsto para o dia 6 de Junho, a seguir às eleições.
Em declarações escritas à Agência Lusa, a Plataforma Cívica em Defesa do Património do Hospital Dona Estefânia explica que profissionais da unidade sairão, pelas 13 horas, para os pátios da instituição, para "denunciar a hipocrisia dos discursos oficiais a favor da criança".  
Os organizadores apelam a todos os cidadãos que queiram manifestar a sua solidariedade por "esta causa" para que compareçam nos passeios envolventes ao Hospital, onde será lançado um abaixo-assinado a enviar à nova Assembleia da República e novo Governo em defesa do património da unidade.  
"O Ministério da Saúde, mesmo em gestão, continua a destruir o Hospital Dona Estefânia e a preparar a diluição e desmembramento dos cuidados materno-infantis especializados aí prestados para os integrar num hospital de adultos - futuro Hospital de Todos os Santos, em Chelas", refere a plataforma.  
O grupo de cidadãos lembra que o bloco de partos do hospital encerrará "no dia imediato aos portugueses votarem", considerando que a escolha da data é intencional e "alheia a qualquer racionalidade".  
A plataforma de defesa do Hospital Dona encara com grande preocupação o encerramento da maternidade daquela unidade, alertando que pode comprometer o tratamento e recuperação de muitos recém-nascidos.  
"Uma situação conjuntural serviu para suportar uma decisão que afecta gravemente a rede de cuidados perinatais diferenciados e os cuidados cirúrgicos neonatais, podendo limitar, à nascença, o potencial de tratamento e recuperação de muitos recém-nascidos gravemente doentes", refere.  

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Lisboa&Option=Interior&content_id=1867000

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails