A taxa de desemprego em Portugal fixou-se nos 12,6% em Abril, igual valor ao registado em março, indicou hoje o gabinete de estatística das comunidades europeias, o Eurostat.
De acordo com os dados hoje divulgados, o desemprego supera os 12% desde o mês de janeiro, quando atingiu os 12,2%, subindo para os 12,5% em fevereiro e mantendo-se nos 12,6% em março e abril.
O salto dos 11,2% em dezembro para os 12,2% em janeiro justifica-se pelas alterações ao método de recolha de informação operadas pelo Instituto Nacional de Estatística, que passou a fazer o inquérito por telefone a partir da segunda consulta às pessoas escolhidas na amostra, desde que estas aceitem responder por telefone.
O inquérito em si também sofreu algumas alterações, com o INE a justificar estas mudanças com uma queda progressiva na taxa de resposta no inquérito ao emprego e a mudança para métodos utilizados por países estatisticamente desenvolvidos.
Este valor afeta a taxa mensal de desemprego do Eurostat, porque esta é calculada com uma fórmula própria mas com recurso aos dados do inquérito ao emprego do INE (que publica dados trimestrais) e do número de desempregados inscritos pelo IEFP.
O Eurostat alerta ainda que, devido a estas alterações, a comparação com os dados anteriores a janeiro é possível mas limitada.
O Eurostat indica ainda que a taxa de desemprego entre os jovens com menos de 25 anos em Portugal foi de 27,4% em abril, uma ligeira melhoria face aos 27,8% registados em março.
A taxa desemprego é ainda mais alta nas mulheres, 12,9% em abril (igual valor em fevereiro e março), sendo nos homens de 12,3%.
No conjunto dos 17 países da Zona Euro a taxa de desemprego fixou-se nos 9,9% em abril, igual valor ao registado em fevereiro e março, melhorando ligeiramente para o conjunto dos 27 países da União europeia, de 9,5% (desde dezembro até março) para 9,4% em abril.
Dos 21 países que o Eurostat publica dados mensais da taxa de desemprego em abril, Portugal situa-se como o quarto país com a maior taxa de desemprego, atrás apenas da Espanha (20,7%), da Irlanda (14,7 %) e da Eslováquia (13,9%).
Le taux de chômage à 9,9% dans la zone euro
Le taux de chômage à 9,9% dans la zone euro
Sem comentários:
Enviar um comentário