À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/10/2010

UGT pondera adesão à greve geral convocada pela CGTP

A UGT ainda se encontra a avaliar a eventual adesão à greve geral convocada pela CGTP contra as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, disse hoje à Lusa fonte da central sindical.
"Ainda não foi tomada uma decisão, mas não está descartada a hipótese de ir para a greve", disse hoje à Lusa fonte da UGT, admitindo que "a decisão ainda pode ser tomada durante o dia de hoje".
O secretário-geral da CGTP propôs hoje a unidade de acção para a greve geral de 24 Novembro, deixando assim o convite à participação da UGT no protesto contra as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.
"Propomos unidade de acção às organizações sindicais", afirmou hoje Carvalho da Silva, que falava na assembleia de dirigentes e ex-dirigentes sindicais, na comemoração dos 40 anos de actividade da central.
A CGTP apela à "mobilização dos trabalhadores com forte sentido de responsabilidade" para fazer uma "grande greve geral".
As decisões foram tomadas na quinta feira pelo conselho nacional da CGTP, que foi o mais participado do mandato, segundo Carvalho da Silva.
O Governo anunciou na quarta feira um conjunto de medidas de austeridade com o objectivo de consolidar as contas públicas.
Entre essas medidas estão o corte de salários de cinco por cento no total da massa salarial da Função Pública, o congelamento das pensões em 2011 e o aumento em dois pontos percentuais do IVA, que passará a ser de 23 por cento. As restantes taxas do IVA também vão ser revistas.
O Executivo de Sócrates decidiu congelar os investimentos públicos, cortar os benefícios sociais e também os benefícios fiscais das empresas e criar um imposto sobre o sector financeiro.
Estas medidas têm de ser aprovadas na Assembleia da República para entrarem em vigor.

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1676041

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails