À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

29/09/2010

Greve na Soflusa pára barcos de ligação Barreiro-Lisboa

A ligação por barco entre o Barreiro e Lisboa está parada desde as 2h50 de hoje na sequência da greve convocada pelo Sindicato dos Transportes Fluviais e que, pelo segundo dia, regista uma adesão de cem por cento.

Praticamente sem movimento, a estação fluvial tem as cancelas de entrada para os barcos fechadas, embora estejam disponíveis transportes alternativos.

A primeira ligação fluvial de hoje deverá acontecer às 8h50, pouco depois do final do período de greve da manhã.

Processos disciplinares em causa

A greve de dois dias da Soflusa foi convocada após a instauração de processos disciplinares a mestres dos barcos, o que o Sindicato dos Fluviais contesta.

Albano Rita, presidente do sindicato, acusa a administração da empresa de “perseguição aos trabalhadores” e de recusar a discussão dos problemas, optando por intervenções disciplinares.

Uma das questões que motivou os processos disciplinares, adiantou o sindicalista, é a velocidade a que devem circular os barcos da Soflusa, tendo a administração imposto um máximo de 22 nós.

O dirigente do sindicato adiantou, no entanto, que já foi aprovada em plenário a adopção em Outubro de outra jornada de luta, passando dos dois para os três dias de greve, e avisou que, “se a empresa não recuar, vai ser assim sucessivamente”.

http://economia.publico.pt/Noticia/greve-na-soflusa-para-barcos-de-ligacao-barreirolisboa_1458479

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails