À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

29/09/2010

CGTP promete "resposta adequada" a novas medidas de austeridade

A CGTP garantiu hoje, quarta-feira, que caso o Governo anuncie novas medidas de austeridades contra os trabalhadores, "não deixará de ter a resposta adequada" por parte da Intersindical e de todos os portugueses.
"Se, porventura, o Governo hoje anunciar novas medidas contra os trabalhadores e o povo português não deixará de ter a resposta adequada, quer da CGTP, quer dos trabalhadores, dos desempregados, dos jovens e dos pensionistas", assegurou à Agência Lusa Arménio Carlos, membro da Comissão Executiva da CGTP.
Arménio Carlos, que classificou de "erradas, imorais, injustas e desumanas" as políticas que estão a ser seguidas pelo Executivo, considerou que caso esta tarde sejam anunciadas mais medidas de austeridade é sinal um sinal demonstrativo do erro do Governo.  
"Se o Governo avançar com novas medidas de austeridade isso quer dizer que as medidas que avançou anteriormente eram erradas para o desenvolvimento do país na medida em que levaram à retracção da economia, ao desemprego e aos cortes sociais", afirmou Arménio Carlos, que acusou o Executivo de falta de coragem para "tocar nos poderosos" e combater a evasão fiscal.  
As declarações de Arménio Carlos foram proferidas minutos antes de começar a manifestação que esta tarde decorre em Lisboa, promovida pela CGTP, no âmbito de uma jornada de luta convocada pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES) contra as medidas de austeridade e em defesa do emprego.  
Instado a fazer um balanço sobre esta luta, Arménio Carlos diz que este "é muito positivo, desde logo pela forma como os trabalhadores participaram".  
Na administração pública, a CGTP dá conta de várias escolas encerradas e da afectação de alguns serviços.  
No sector privado, "há formas de luta muito variadas com paralisações de uma, duas e até três horas em muitas empresas", nomeadamente, uma das empresas do grupo Corticeira Amorim.  
"O facto de os trabalhadores terem paralisado os três turnos quase a 100 por cento contra o escândalo deste grupo ter lucros na ordem dos 64 mil euros por dia e estar a oferecer 0,15 cêntimos de aumento salarial aos trabalhadores só revela o descontentamento", rematou Arménio Carlos.  
Enquanto decorre a manifestação de Lisboa, decorre um protesto idêntico também convocada pela CGTP, no Porto.  
O Governo está esta tarde reunido em Conselho de Ministros extraordinária onde deverá aprovar novas medidas e redução do défice no Orçamento do estado para 2011.   

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1674281

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails