A imposição pelo Governo da comprovação de rendimentos para a manutenção de apoios sociais, está a provocar um «caos nos atendimentos» alertou, dia 23, o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores.
Às longas horas de espera que os utentes passam até serem atendidos nos Centros de Segurança Social não é alheio o facto de os trabalhadores do Instituto de Segurança Social (ISS), responsáveis pelo atendimento, não terem tido «nenhuma formação profissional para actuarem com estas novas medidas», nem a enorme falta de pessoal, agravada por não ter havido qualquer reforço dos meios humanos, ao contrário do que tinha publicamente assegurado o Conselho Directivo do ISS, acusou o sindicato.
Salientando as filas intermináveis de utentes, o STFPSA/CGTP-IN perguntou onde está o anunciado reforço de pessoal, designadamente os «voluntários que iam ajudar os utentes a enviar as provas por meios informáticos», como o Governo tinha prometido.
Aproximando-se o fim do prazo para a prestação de provas, o sindicato prevê que a situação venha a agravar-se ainda mais, considerando que esta situação era previsível, depois de 800 mil utentes terem sido obrigados a prestar provas «num espaço de tempo tão curto»
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