À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/07/2009

Trabalhadores em luta

TAP e SPdH

Os prejuízos na TAP e da Sociedade Portuguesa de Handling (SpdH) resultam de «uma estratégia governamental de privatização, em subalternização da consolidação financeira, e cujas gestões, nos últimos anos, tiveram efeitos desastrosos»., acusaram, num comunicado conjunto de 29 de Junho, as Comissões de Trabalhadores de ambas as empresas. No documento são severamente criticadas as opções de gestão nestas empresas públicas e salienta-se que a TAP, em 2008, aumentou o transporte de passageiros em cerca de um milhão, melhorou o transporte de carga e teve saldo positivo na manutenção de aviões, em Portugal, pela M&E Portugal. Ao contrário tem sido o «negócio ruinoso» da manutenção da M&E Brasil. Na SpdH, as CTs classificaram como «projectos auto-destrutivos» o INFORM, o HERMES e o Groundforce XXI. Igualmente criticada foi da «situação escandalosa» na SPdH e na Portway, «empresas públicas em concorrência no mercado nacional», salientando-se que a TAP aponta para lucros, este ano, de cerca de oito milhões de euros, além dos avultados resultados da TAP SPGS.

Transdev

Uma greve nos dias 25 e 26 de Junho, na Póvoa de Varzim, foi cumprida pelos trabalhadores da Transportes Rodoviários Portugueses do Norte (ex-Linhares), adquirida pelo Grupo Transdev, porque, desde que assumiu funções, a nova administração tenta suprimir direitos pressionando trabalhadores para que rescindam os contratos, revelou o Sindicato dos Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte, STRUP/CGTP-IN.

Transmaçor

Nos Açores, os trabalhadores da Transmaçor, transportadora fluvial que garante as ligações entre ilhas, agendaram uma greve entre os dias 15 e 30, durante seis horas diárias, por aumentos salariais e uma negociada revisão do Acordo de Empresa, anunciou à Lusa o Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pesca, da CGTP-IN. Esta luta ocorre depois de uma primeira, de duas horas diárias, durante quatro dias da última semana de Junho.
Avante - 09.07.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails