À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/05/2011

Economia nacional será em 2012 a oitava mais pobre da UE

Luís Rego   

O País regressa a 1997, em termos da distância para a média europeia.
Depois de Malta, Chipre, República Checa e Eslovénia é agora a vez da Eslováquia superar Portugal no processo de convergência com a média europeia. O país continua a perder posições de riqueza relativa na UE e estará em 2012 sensivelmente na mesma situação que estava em 1997. No próximo ano, Portugal que já é o segundo mais pobre da zona euro (atrás da recém entrada Estónia) ficará a ser o oitavo mais pobre ou mais distante da media europeia em termos de PIB per capita (em paridades de poder de compra).
Esta ultrapassagem - confirmando a tendência de previsões anteriores - é agora clara na estimativas de Primavera da Comissão Europeia, publicadas na passada sexta-feira em Bruxelas. Na origem está a profunda recessão esperada para o país este ano (2,2%) e no próximo (1,8%), altura em que será o único para da UE a produzir menos que no ano anterior.
No processo de convergência, Portugal cai dos actuais 72,5% da média comunitária em 2010, para 70% em 2011 e 67,8% em 2012, ano em que a Eslováquia - que se tornará o 19º país mais rico da UE, deixando Portugal no 20º lugar. O País acaba por anular a aproximação hesitante à UE feita nos últimos quinze anos, confirmando as teses de uma década perdida na participação no euro. 

http://economico.sapo.pt/noticias/economia-nacional-sera-em-2012-a-oitava-mais-pobre-da-ue_118096.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails