À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

19/05/2011

Gestores das cotadas portuguesas ganham 125 milhões de euros por ano

As remunerações globais dos administradores das empresas cotadas na NYSE Euronext Lisboa ascenderam a 124,7 milhões de euros em 2009, quase 300 mil euros por administrador, segundo os dados da CMVM a que a agência Lusa teve hoje acesso.
Durante a tarde, num seminário que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) promoverá em Lisboa dedicado ao 'Bom Governo das Sociedades', deverão ser divulgadas as remunerações individuais dos gestores das cotadas portuguesas.
De acordo com a CMVM, em média, cerca de 9,1 em cada 10 euros de remunerações pagas concretizou-se sob a forma de remunerações fixas (55,9 por cento) ou variáveis (35,2 por cento).
As remunerações restantes, menos comuns, que reflectem fundamentalmente responsabilidades de médio e longo prazo (designadamente pensões), representaram 8,8 por cento do total de remunerações recebidas pelos administradores considerando todo o perímetro de consolidação das respectivas empresas.
«As remunerações fixas assumiram particular relevância entre as empresas não integrantes do PSI20, representando 71,4 por cento do total de remunerações dessas empresas. Nas empresas que adoptaram o Modelo Dualista, as remunerações variáveis corresponderam a 61,9 por cento das remunerações totais», destacou o supervisor do mercado português.
Contudo, as duas empresas que adoptaram este modelo de governo tiveram comportamentos distintos. No caso da EDP, as remunerações variáveis atingiram 74,5 por cento do total de remunerações (o valor mais elevado registado nas empresas da amostra), enquanto no caso do BCP apenas houve remunerações fixas.
Em média, para a globalidade das empresas da amostra, a componente variável das remunerações dos membros executivos dos órgãos de administração foi de 40,0 por cento.
As remunerações que reflectem responsabilidades de médio e longo prazo destacam-se pelo relevo que assumiram – cerca de 12 por cento - entre as empresas não integrantes do PSI20 e as do Modelo Anglo-Saxónico. Em ambos os casos, os pagamentos baseados em acções e/ou outros instrumentos financeiros (cerca de 6 por cento das remunerações totais) foram preponderantes.
As empresas do Modelo Dualista foram as que assumiram menos responsabilidades de médio e longo prazo (2,5 por cento das remunerações totais).

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=19533

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails