À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/05/2011

Portugal tem a segunda inflação mais elevada do euro

Mafalda Aguilar  

Os preços na zona euro subiram 2,8% em Abril, revelou o Eurostat. Portugal é o segundo país do grupo com os preços mais elevados.
O Gabinete de Estatística Europeu revelou hoje que a taxa da inflação anual no conjunto dos 17 países que usam o euro subiu para 2,8% em Abril, face aos 2,7% registados em Março, confirmando a estimativa rápida avançada a 29 de Abril.
Trata-se do nível mais elevado dos últimos dois anos e meio e ficou acima do esperado pelos economistas, que previam que a inflação se mantivesse inalterada nos 2,7% no mês passado.
Em Abril, a inflação em Portugal atingiu os 4%, o segundo valor mais elevado entre os países do euro, ao lado do Luxemburgo, segundo o Eurostat.
Pior que Portugal e o Luxemburgo só mesmo a Estónia, com uma inflação de 5,4%.
No relatório, o Eurostat destaca as subidas dos preços dos transportes (5,9%), habitação (5%) e álcool e tabaco (3,4%) na zona euro, no mês passado.
Nos últimos seis meses, os preços do petróleo escalaram perto de 40%, o que pressionou a subida da inflação na zona euro para cima dos 2%, o limite em que o Banco Central Europeu (BCE) considera existir estabilidade de preços. No total, a inflação na zona euro já está acima dos 2% há cinco meses.
A aceleração dos preços levou mesmo a autoridade monetária da zona euro a subir os juros em Abril em 25 pontos base até aos 1,25%, pela primeira vez em quase três anos. Os juros estavam em 1%, o valor mais baixo de sempre, desde Maio de 2009.
Apesar das pressões inflacionistas, o BCE decidiu manter o nível do preço do dinheiro na reunião deste mês.
http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-tem-a-segunda-inflacao-mais-elevada-do-euro_118134.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails