À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

15/02/2011

UE aconselha baixa de salários para Portugal

Segundo informação divulgada, a União Europeia deve "ajustar" preços e salários e "flexibilizar" o mercado de trabalho para promover a competitividade, mas o Governo não concorda "a cem por cento", segundo Carlos Zorrinho -secretário de Estado da Energia e Inovação.

Segundo este responsável do governo, Portugal defende a "consolidação" macroeconómica, a "promoção da competitividade e do crescimento" e a "convergência" com a média europeia em termos de educação, formação e emprego.

Neste mesmo dia, em que ficámos a saber que, segundo a OCDE, a taxa de desemprego em Portugal sofreu um agravamento de 1,3 pontos percentuais em 2010, o que posiciona Portugal no 4o lugar mundo desenvolvido onde o desemprego mais se agravou em 2010. Pior do que Portugal só a Eslováquia Eslováquia (mais 2,5 pontos) e 14.5% de desemprego, a Espanha (mais 2,1), e 20,1% da população activa no desemprego e a Irlanda, onde o desemprego subiu 1,6 pontos para 13,5% da população activa.

Por esclarecer ficam as expressões vagas e sem responsabilidade repetidamente proferidas por governantes, em Portugal e na União Europeia: "ajustar preços", "flexibilizar o mercado de trabalho", "promover a competitividade", "consolidar" a macroeconomia, "promover o crescimento".

Precári@s Inflexíveis

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails