O coordenador da Federação de Sindicatos dos Transportes (Fectrans), Amável Alves, disse à Lusa que na reunião de hoje, agendada para as 15:00, estarão sindicatos da CGTP, da UGT e independentes que convocaram as greves dos trabalhadores das empresas de transportes e comunicações que ocorreram na semana passada.
"Vamos analisar aquilo que foi a [semana de] luta. Vamos ver como é que vamos dar continuidade à luta dos trabalhadores de forma convergente", disse o sindicalista, referindo que "o descontentamento é elevado".
Amável Alves escusou-se, contudo, a adiantar as formas de protesto que poderão estar em discussão, afirmando que "tudo está em cima da mesa" e recordando que os trabalhadores já fizeram várias formas de luta, nomeadamente acções de rua, protestos junto aos ministérios e às empresas e greves.
Os sindicatos contestam os cortes salariais definidos pelo Governo, as alterações à contratação colectiva, as "ameaças de despedimentos" e as intenções de privatização das empresas públicas.
Na semana passada estiveram em greve os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, da CP, da Refer, da Soflusa, da Transtejo e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), entre outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário