À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/02/2011

Trabalhadores dos transportes e comunicações avaliam hoje paralisações e decidem novas formas de luta

Os sindicatos que representam os trabalhadores dos transportes e comunicações reúnem-se hoje, em Lisboa, para avaliar a semana de greves e decidir como vão "dar continuidade à luta" contra as medidas de austeridade do Governo.

O coordenador da Federação de Sindicatos dos Transportes (Fectrans), Amável Alves, disse à Lusa que na reunião de hoje, agendada para as 15:00, estarão sindicatos da CGTP, da UGT e independentes que convocaram as greves dos trabalhadores das empresas de transportes e comunicações que ocorreram na semana passada.

"Vamos analisar aquilo que foi a [semana de] luta. Vamos ver como é que vamos dar continuidade à luta dos trabalhadores de forma convergente", disse o sindicalista, referindo que "o descontentamento é elevado".

Amável Alves escusou-se, contudo, a adiantar as formas de protesto que poderão estar em discussão, afirmando que "tudo está em cima da mesa" e recordando que os trabalhadores já fizeram várias formas de luta, nomeadamente acções de rua, protestos junto aos ministérios e às empresas e greves.

Os sindicatos contestam os cortes salariais definidos pelo Governo, as alterações à contratação colectiva, as "ameaças de despedimentos" e as intenções de privatização das empresas públicas.

Na semana passada estiveram em greve os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, da CP, da Refer, da Soflusa, da Transtejo e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), entre outras.

http://www.oje.pt/noticias/nacional/sindicatos-avaliam-hoje-paralisacoes-e-decidem-novas-formas-de-luta

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails