À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

25/01/2011

Professores inundam escolas na terça-feira com impugnações

Milhares de professores vão na terça-feira entupir as secretarias das escolas com pedidos de impugnação das reduções salariais, processos que deverão depois seguir para os tribunais após o previsto indeferimento por parte do Ministério da Educação.

“Perante este roubo que foi feito nos salários, os professores vão entregar nos serviços administrativos das escolas uma impugnação relativamente à redução salarial. Estas reclamações serão o ponto de partida para um processo contencioso”, explicou à agência Lusa o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira.
No âmbito das medidas de contenção orçamental e combate ao défice, o Governo aprovou reduções salariais para todos os trabalhadores da administração pública com ordenados superiores a 1.500 euros, variando os cortes entre os 3,5 e os 10 por cento.
Estimando que “perto de 115 mil professores” vão ser afetados com aqueles cortes, aplicados na administração pública aos trabalhadores com vencimentos acima dos 1.500 euros, o dirigente sindical adiantou que a tutela já informou as escolas de que seria enviada “uma resposta tipo/universal” a ser dada a todos os pedidos.
“Quando houver um despacho de indeferimento da reclamação, os professores individualmente ou coletivamente, por escola e representados pelo sindicato, poderão avançar para os tribunais para contestar esse mesmo despacho”, acrescentou.
O líder da Fenprof considerou ainda que “nem a meter a mão no bolso dos trabalhadores o Governo conseguiu ser competente”, referindo-se ao facto de, por exemplo, professores contratados com salários base inferiores também serem atingidos, já que são “somados todos os abonos”.
“Num professor que tenha um cargo de gestão e que por isso receba um subsídio, a taxa de redução reflete-se não apenas no suplemento mas mesmo no vencimento, fazendo com que o seu salário líquido seja inferior ao de um professor que não tem este tipo de função”, exemplificou.
Ao apelo da Fenprof deverão aderir educadores de infância, professores do ensino básico e secundário e também do ensino superior.

http://www.destak.pt/artigo/85735-professores-inundam-escolas-na-terca-feira-com-impugnacoes

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails