À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

27/01/2011

Milhares de alunos ainda não sabem se vão receber bolsa

Quase cinco meses depois do início do ano lectivo, milhares de alunos do Ensino Superior ainda não sabem se têm direito a uma bolsa. O Governo explica que os processos são demorados.

Com o atraso na resposta ao pedido de bolsa de estudo, muitos alunos do Ensino Superior admitem desistir por falta de condições. Só em estabelecimentos de Lisboa e do Porto há milhares de processos pendentes.
Só na Universidade e Instituto Politécnico do Porto são quatro mil os alunos à espera de bolsa. São esses os números da Federação Académica. O presidente, Luís Rebelo, culpa os atrasos do Ministério do Ensino Superior. O novo regulamento foi publicado muito tarde, em Outubro.
Nuns casos a análise dos processos já está completa. Muitos outros continuam à espera.
Os alunos que já tinham bolsa no ano passado recebem o apoio mínimo no valor de 100 euros enquanto aguardam. Já os novos alunos não recebem nada.
A Federação Académica do Porto garante que já há estudantes a desistir da faculdade.
Na Universidade de Lisboa, o vice-reitor, Vasconcelos Tavares, admite que 2500 alunos continuam à espera de saber se têm ou não bolsa.
Mais do que este ano, a Universidade de Lisboa está preocupada com o próximo. Por agora as bolsas vão sofrer um corte médio de 20 por cento, mas em 2011/2012 esse corte chega aos 50 por cento.
A Universidade de Lisboa teme, por isso, o abandono escolar por falta de dinheiro para continuar os estudos.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1767787&page=-1

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails