À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/01/2011

Portugueses enfrentam aumentos a par da redução de salários

Com a entrada em vigor das reduções salariais e dos benefícios fiscais, os portugueses enfrentam o aumento da taxa normal do IVA, do pão, transportes públicos e combustíveis.
A taxa normal do IVA aumenta, este sábado, para os 23 por cento, uma subida que se verifica a par dos cortes nos salários entre três e 10,5 por cento, na redução dos benefícios fiscais e congelamento de pensões que entram em vigor com o Ano Novo.
No supermercado, frutos e conservas deixam de ser taxados a 13 por cento para passarem a ser taxados com um IVA de 23 por cento, tal como sumos e leites enriquecidos, que anteriormente eram sujeitos a uma taxa de seis por cento.
O preço do pão também sobe, muito por culpa do aumento de 40 por cento do preço da farinha, tal como o preço dos transportes públicos que cresce, em média, 4,5 por cento nos bilhetes e 3,5 por cento nos passes.
Nos automóveis, o preço do combustíveis sobe com o início do ano quatro cêntimos, um aumento que surge a par da subida em 0,6 por cento das portagens da Brisa.
A tarifa anual da electricidade cresce 18 euros, ao passo que as chamadas telefónicas sobem 2,2 por cento por chamada, enquanto que as taxas moderadoras e exames no Serviço Nacional de Saúde também aumentam.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1746657

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails