À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/01/2011

Famílias começam a sentir medidas de austeridade

A partir de hoje, sábado, as famílias portuguesas começam a sentir os custos da entrada no novo ano, marcado por cortes salariais, redução de benefícios fiscais e aumento dos preços, impulsionado pela subida do IVA.
 
foto GI/Daniel Rodrigues
Famílias começam a sentir medidas de austeridade

 
A nova taxa do IVA aumenta hoje para 23%, influenciando assim o preço dos transportes, da energia, da alimentação, entre outros.
Os utilizadores dos transportes públicos vão pagar mais 3,5% nos passes e 4,5% no global das tarifas. A Brisa, gestora de várias auto-estradas, vai aumentar os preços, em média, em 0,6%.
O preço do gasóleo aumentará 4 cêntimos por litro já em Janeiro.
Também o preço da electricidade terá aumentos de 3,8% nas tarifas dos consumidores domésticos, correspondentes a um aumento anual de 18 euros.
Na alimentação, para além da passagem da tributação da taxa reduzida (6%) para a normal (23%) da categoria dos refrigerantes e sumos e dos leites enriquecidos, também as categorias das margarinas, conservas de carnes, frutos e hortícolas e óleos alimentares, serão afetadas com a passagem de 13% para 23%.
O pão, um dos mais tradicionais alimentos portugueses deverá aumentar, muito por culpa do custo da farinha, que disparou 40%.
Na área da saúde, as taxas moderadoras dos serviços e exames no Serviço Nacional de Saúde também aumentam a partir de hoje.
Nas telecomunicações, o preço das chamadas efectuadas deverá registar uma subida de 2,2%, em linha com a inflação esperada.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1746753

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails