À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

28/12/2010

Desemprego alcança máximos históricos no Norte do país

A taxa de desemprego no Norte bateu novo máximo histórico no terceiro trimestre, fixando-se em 13,2%, revela o relatório de conjuntura divulgado hoje, terça-feira, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
 
Desemprego alcança máximos históricos no Norte do país

 

"Este súbito agravamento foi sentido sobretudo entre as mulheres (cuja taxa de desemprego chegou a 16,3%) e os jovens (com 24,6%) - novos máximos históricos, em ambos os casos", salientam os autores do documento, notando que a taxa de desemprego subiu um ponto percentual face ao trimestre anterior.
No caso das mulheres, a subida da taxa de desemprego foi de 1,9 pontos percentuais face ao segundo semestre e de 2,9 relativamente ao período homólogo de 2009.
Nos homens, as variações foram bastante inferiores, de 0,2 e 0,5 pontos percentuais, respetivamente, fixando-se a taxa de desemprego em 10,5% no terceiro trimestre.
"Também o diferencial entre as taxas de desemprego feminino e masculino observadas na região Norte (16,3% e 10,5%, respetivamente) é agora maior do que alguma vez tinha sido registado", realçam os autores do relatório "Norte Conjuntura".
No documento, é salientado ainda que "a diferença entre os níveis de desemprego regional e nacional registou também um novo máximo", dado que, "a nível nacional, a taxa de desemprego no terceiro trimestre foi de 10,9%".
O aumento da taxa de desemprego no Norte "foi extensivo a todos os níveis de instrução", mas, no caso dos licenciados, "tal agravamento corresponde tão só a um pico sazonal que sempre se faz sentir nos terceiros trimestres", e que foi agora inferior aos últimos três anos.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no último ano aumentou em 36 mil o número de desempregados no Norte, com destaque para os provenientes da indústria transformadora (mais 12 mil) e do comércio (mais 10 mil).
A CCDR-N nota, contudo, que a divergência entre as duas medidas do desemprego na região Norte "é agora a maior desde há quatro anos", com o INE a apontar para 263 mil desempregados (mais 15,9% do que no período homólogo) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) a contabilizar 245 mil desempregados registados (mais 8,5%).
Este desemprego registado desacelerou face ao trimestre anterior (estava em 13,4%), com reflexos na distribuição por concelhos, verificando-se crescimentos mais acentuados em Trás-os-Montes, Minho Litoral e Vale do Sousa e alguma recuperação no Vale do Ave.
Dos concelhos do Norte com mais de cinco mil desempregados, apenas Gaia (+12,0%), Santa Maria da Feira (+13,6%) e Barcelos (+13,8%) registaram no terceiro trimestre crescimentos do desemprego acima de 10% em termos homólogos.
O número de desempregados registados pelo IEFP aumentou mais de 20% no último ano em quinze concelhos do Norte, tendo esse crescimento sido superior a 35% em quatro deles, Miranda do Douro, Mirandela, Boticas e Penedono.
Em oito concelhos, baixou o número de desempregados registados, com destaque para os de Melgaço (onde a redução ultrapassou os 20%) e S. João da Pesqueira (entre 5 e 10%).

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1744058

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails