Portugal registou em Setembro a segunda maior queda nas vendas a retalho da União Europeia, face a Agosto, caindo 1,4 por cento, num agravamento da queda de 0,7 por cento registada em Agosto, indicou hoje o Eurostat.
No mesmo período, na zona euro as vendas a retalho caíram 0,2 por cento e na União Europeia recuaram 0,1 por cento.
Já na comparação de setembro face ao mesmo mês do ano passado, as vendas a retalho cederam em Portugal 0,8 por cento, em contraciclo com a zona euro e a União Europeia em que cresceram 1,1 e 1,3 por cento, respetivamente.
De acordo com os dados hoje divulgados, Bélgica (1,9 por cento), Polónia (1,6 por cento) e Áustria (1,5 por cento) foram os países com maior crescimento nas vendas em retalho em setembro face a agosto, enquanto na variação homóloga os destaques vão para a Polónia (9,9 por cento), Bélgica (8,5 por cento) e Letónia (6,1 por cento).
As maiores quedas registaram-se, na variação mensal, na Alemanha (-2,3 por cento), Portugal (-1,4 por cento) e Irlanda (1 por cento) e, na variação anual, em Espanha (-4,9 por cento), Bulgária (-4,7 por cento) e Eslováquia (-1,8 por cento).
Sem comentários:
Enviar um comentário