À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/11/2010

Milhares de trabalhadores na Avenida da Liberdade

Vários milhares de trabalhadores da administração pública estão concentrados na rotunda do Marquês de Pombal, à espera de iniciar um desfile que a Frente Comum de Sindicatos espera ser um primeiro passo na mobilização para a greve geral.
"A mensagem é só uma: Os trabalhadores da administração pública não aceitam, não se conformam e vão resistir às medidas que o Governo quer aplicar", disse aos jornalistas a coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila.
A dirigente acrescentou que "ainda é cedo para ver o que vai ser esta manifestação, ainda estão muitas camionetas por chegar, mas é um primeiro passo para a mobilização da greve geral, que vai ser uma greve de protesto mas também de construção de soluções".
"Quem manda é o povo, há que respeitar o povo. Vamos travar e fazer recuar as medidas que o Governo quer aplicar e se o Governo não foi já mais longe é por causa da luta que já travámos", considerou.
Os trabalhadores concentrados na rotunda do Marquês de Pombal estão espalhados pelos passeios laterais, empunhando bandeiras dos respectivos sindicatos e cartazes com reclamações como "Protecções e reformas dignas", "Não à política que nos tira o pão" ou "Só para nos lixar, Sócrates a legislar e Cavaco a promulgar".
O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local de Setúbal, José Lança, disse à  Lusa que o sentimento no sector é de indignação, com "médias salariais de 600 euros, em que se vão cortar abonos de família e se vai aumentar o IRS".
"Estamos no limiar da explosão social. Apontamos o dedo às grandes obras, que têm obrigado a cortar no investimento público para as populações. Temos trabalhadores a passar fome e a ir buscar comida aos centros paroquiais", relatou.
Às 15.30 horas, a frente da manifestação começa a tomar posição no início da Avenida da Liberdade, pronta para iniciar o desfile que vai culminar na Praça dos Restauradores, onde irá ter lugar uma intervenção do secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1704139

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails