À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/11/2010

Associação Sindical do Pessoal Administrativo da Saúde adere à Greve Geral

A Associação Sindical do Pessoal Administrativo da Saúde (ASPAS) vai aderir à greve geral de 24 de novembro para protestar contra a perda de "direitos adquiridos" dos trabalhadores que exercem funções administrativas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Nos últimos anos, os trabalhadores que exercem funções administrativas no SNS perderam direitos adquiridos, nomeadamente "mais de oito por cento nas remunerações", refere o sindicato em comunicado.

"Os antigos escalões foram suspensos a partir de finais de setembro de 2005, os concursos de promoção deixaram de existir e houve várias alterações ao Estatuto de Aposentação originando confusão e incerteza", refere também o sindicato.

Por outro lado, as medidas previstas no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) "agravaram a sua situação laboral", além das novas medidas previstas na proposta do Orçamento do Estado para 2011 "muito gravosas para a população e em particular para os trabalhadores da Administração Pública", acrescenta.

Para a ASPAS, "são medidas inaceitáveis para os trabalhadores e trabalhadoras que exercem funções administrativas no Serviço Nacional de Saúde".

"Acresce ainda a interrupção unilateral das negociações para celebrar um acordo coletivo de trabalho para os trabalhadores em contrato individual de trabalho que exercem funções nos hospitais EPE, com particular prejuízo para os trabalhadores que exercem funções administrativas no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE da Amadora, onde está em vigor uma tabela salarial muito inferior à vigente em todos os outros estabelecimentos do SNS", sublinha.

O respetivo pré-aviso de greve foi entregue hoje ao primeiro ministro, aos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade e da Saúde e aos Governos Regionais dos Açores e da Madeira

Os serviços mínimos são assegurados e o Ministério da Saúde ou os órgãos de gestão podem determinar outros serviços mínimos indispensáveis, desde que sejam previamente acordados entre as partes, adianta a ASPAS.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/Associacao+Sindical+do+Pessoal+Administrativo+da+Saude+adere+a+Greve+Geral.htm

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails