À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

21/11/2010

Discursos da manifestação marcados por apelo à greve geral

Os discursos da manifestação de hoje em Lisboa pela “Paz sim, Nato Não” foram marcados por uma forte mensagem de apelo à participação à greve geral, marcada para quarta-feira.

No discurso, Helena Barbosa, do Conselho Nacional Preparatório do 17.º Festival Mundial da Juventude e Estudantes, fez referência à destruição das funções sociais em Portugal e acusou o Governo de ser responsável pelo “mais duro ataque dos trabalhadores desde 25 de Abril”.
Helena Barbosa disse que a juventude portuguesa tem mostrado nos últimos tempos um grande potencial reivindicativo e que é fundamental na luta pela igualdade.
“Lutar pela paz contra a NATO é lutar contra o imperialismo, que é incompatível com a paz”, referiu ainda.
Por sua vez Socorro Gomes, presidente do Conselho Nacional da Paz, apelou à luta pelo desmantelamento desta associação criminosa, sublinhando que na Cimeira da NATO, em Lisboa, está a ser preparada “a máquina mais mortífera para a invasão dos países e destruir a democracia”.
“A NATO é conhecida por ter as mãos cheias de sangue”, disse ao fazer uma referência às várias invasões.
Acusou os Estados Unidos de ser o maior terrorista do mundo e responsável pela tortura, questionando que moral tem este país para dizer que a NATO é necessária.
Já Graciete Cruz, da organização, aplaudiu a adesão à manifestação, dizendo que são mais de 30 mil e sublinhando que estão a lutar pela defesa de um “mundo mais justo”.
Criticou o incremento de “tensões e conflitos armados pela militarização, pela corrida ao armamento e política balística”, além de ter condenado o facto da NATO ter sido recebida em Portugal “com pompa e circunstância por um governo submisso".
“Estão cá para legitimar o papel que a NATO tem vindo a desempenhar”, disse, criticando ainda a despesa do Governo português com o investimento militar, enquanto corta com os apoios socais.
Em nome da campanha, Rui Namorado Rosa exigiu a dissolução da NATO, organização que considera responsável pela “usurpação da soberania da paz nacional”.
Mais de 30 mil pessoas participam hoje à tarde na manifestação anti-NATO entre o Marques de Pombal e os Restauradores, em Lisboa.

http://www.destak.pt/artigo/80883-discursos-da-manifestacao-marcados-por-apelo-a-greve-geral

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails