À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

21/11/2010

Cerca de cinco mil famílias esperam apoio de instituições de solidariedade

Uma em cada quatro pessoas que solicitaram ajuda a instituições de solidariedade confessam que já passaram um dia sem comer e há quase cinco mil famílias em lista de espera para receber apoio.
A conclusão é de um estudo feito entre o Banco Alimentar, a Associação entre Ajuda e a Universidade Católica, que envolveu mais de 3200 instituições.
De acordo com o estudo, um em cada quatro utentes já esteve um dia inteiro sem comer.
Em alguns casos, a situação aconteceu muitas vezes e a falta de dinheiro é a razão apontada pela esmagadora maioria dos quase 4700 inquiridos.
Cerca de metade fica com menos de 250 euros por mês para viver, sendo a alimentação e a casa as maiores despesas, seguidas em terceiro lugar pelos gastos com a saúde.
No entanto, dois em cada cinco só compram os medicamentos mais baratos e quando têm dinheiro. Por isso, não surpreende  que 72% dos inquiridos tenham afirmado sentir-se pobres.
Por outro lado, mais de metade considera que a família sempre foi pobre. A maioria recebe reformas, pensões ou outro tipo de subsídios e quase um terço dos inquiridos, e sobretudo idosos, vivem sozinhos.  
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1716650

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails