À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

31/10/2010

Tobis: Trabalhadores fazem greve a 15 de Novembro

Os trabalhadores da Tobis cumprem a 15 de novembro um dia de greve, com manifestações frente ao Ministério da Cultura e ao Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) em protesto contra o agravamento da situação salarial.

A informação foi dada hoje à agência Lusa pelo delegado sindical dos trabalhadores da empresa, Tiago Silva, no final de um plenário em que os funcionários da produtora decidiram, por maioria, cumprir um dia de greve por continuarem sem receber o subsídio de férias deste ano e terem sido informados de que não vão receber o salário do mês de Outubro.
O plenário foi marcado depois de na quinta-feira à tarde o delegado sindical ter sido chamado ao conselho de administração da empresa e ter sido informado que não havia condições para a empresa pagar o subsídio de férias dos 66 trabalhadores, e os vencimentos de outubro, novembro e dezembro, bem como o subsídio de Natal.
“Na reunião estavam presentes os três elementos do conselho de administração [Fátima Vinagre, Francisco Amaral e Pedro Homem de Mello] que nos informaram que só temos garantias de receber esses salários se a verba para os salários for descativada”, disse o sindicalista.
Tiago Silva acrescentou que a administração da Tobis lhe transmitiu que o atraso no pagamento do subsídio de férias e dos restantes salários se deve a um “atraso na descativação pelo Ministério das Finanças de uma verba proveniente dos fundos próprios do ICA”.
Acrescentou ter sido ainda informado de que “a senhora ministra da Cultura já teria assinado esse despacho para descativação das verbas".
A agência Lusa tentou contactar o conselho de administração da Tobis, tendo sido informada que só prestaria informações a pedidos solicitados por correio eletrónico, pelo que não foi possível obter uma reação da empresa à greve em tempo útil.
A Lusa contactou também o Ministério da Cultura, tendo fonte do gabinete da ministra dito não dispor de quaisquer elementos sobre o assunto.
No dia de greve, os trabalhadores vão manifestar-se frente ao Ministério da Cultura e tentar que uma delegação de trabalhadores seja recebida pela ministra da tutela a quem pretendem entregar um caderno com as reivindicações dos trabalhadores.
A Tobis Portuguesa, S.A. é a mais antiga empresa ligada à produção de cinema em Portugal, na qual o estado detém 96,4 por cento do capital social.
Fundada há 78 anos, a empresa conta com 66 trabalhadores, a maioria dos quais com mais de 20 anos de vínculo à empresa.

http://www.destak.pt/artigo/79006-trabalhadores-fazem-greve-a-15-de-novembro

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails