Adiamento na constituição de família afecta principalmente a natalidade.
Os jovens licenciados portugueses têm cada vez mais dificuldade em encontrar trabalho nas suas áreas, o que leva muitos deles a continuarem em casa dos pais ou dependerem da ajuda financeira deles até mais tarde. Um problema com "consequências do ponto de vista pessoal e colectivo", que afecta, em especial, o número de nascimentos, alertam os sociólogos.
Na opinião de José Barreiros, sociólogo do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa), este é um problema que já se reflecte na baixa de natalidade. "Constituir família é pensado para cada vez mais tarde, pois é afectado pela disponibilidade económica", considera o sociólogo.
Depois de terminados os estudos, muitos jovens regressam a casa dos pais, outros seguem para cidades maiores com a sua ajuda monetária para conseguirem subsistir e outros optam mesmo por desistir do sonho e seguem carreiras completamente diferentes das suas áreas.
"Os jovens estão cada vez menos autónomos e mais dependentes. Há uma grande dificuldade em assumir a sua autonomia", lamentou ao DN José Barreiros, acrescentando que este "condicionamento" pode marcar os jovens a nível pessoal.
Para o sociólogo, esta situação está a acontecer e com tendência para se agravar devido a uma "mudança de estrutura e modo de produzir da sociedade". "Em todas as épocas ocorrem mudanças e, actualmente, com o surgimento da tecnologia, o ritmo da mudança é acelerado", explicou.
José Barreiros acrescentou ainda que esta "não é uma tendência a curto prazo. Todo o processo da tecnologia faz com que as mesmas coisas sejam feitas com muito menos gente, logo, a quantidade de pessoas necessárias reduz".
Esta mudança social que afecta os jovens portugueses, para o sociólogo, só poderá ser contornada com informação. "É necessário que vejamos a sociedade de um ponto de vista estrutural e é fundamental criar mecanismos para criar respostas para estas tendências de mudança", concluiu.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1587986
Sem comentários:
Enviar um comentário