À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/11/2009

Universidade de Évora a braços com graves dificuldades económicas

O reitor da Universidade de Évora alertou este domingo que a instituição não é economicamente sustentável. Para o Professor Jorge Araújo, que pede mais atenção do poder político, abaixo de um limiar de financiamento nem sequer se deve falar de "universidade".

"A sustentabilidade da Universidade de Évora dependerá, em última instância, da atenção do poder político para a sua circunstância particular e poderá ou deverá passar pela contratualização de um programa de recuperação económica e financeira", alertou o responsável máximo da instituição.

As declarações do reitor da Universidade de Évora foram feitas perante o ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, a quem coube a oração laudatória durante a cerimónia de atribuição do grau de Honoris Causa ao antigo ministro francês da Educação, Ciência e Tecnologia Claude Allègre, mentor do "Processo de Bolonha".

Foi durante a cerimónia, agendada para o Dia da Universidade, que Jorge Araújo traçou o quadro negro em que considera viver a instituição.

Para o reitor, a existência de uma universidade pressupõe limiares qualitativos e quantitativos que não podem ser postos em causa.

"Sejamos claros, a Universidade de Évora, no quadro do actual modelo de financiamento, não é economicamente sustentável", afirmou enquanto traçava um balanço do percurso da instituição nos últimos anos.

Uma universidade acarreta encargos permanentes de uma linha base a que corresponde "um limiar mínimo qualitativo e quantitativo do corpo docente e do pessoal" mas também "um financiamento mínimo de sustentação" explicou Jorge Araújo, alertando que "abaixo desse limiar a instituição poderá ser outra coisa qualquer, mas não será seguramente uma universidade".

As palavras do reitor encontraram eco no discurso do novo doutor, Claude Allègre, que sublinhou que o mal-estar nas universidades está presente em toda a Europa.

"A Europa considera a universidade uma 'dançarina honorífica', mas não gasta dinheiro, nem para pagar aos professores aquilo que merecem, nem para lhes conceder os meios necessários para exercerem a sua missão", afirmou Claude Allègre, lembrando que o financiamento do Ensino Superior já foi compreendida há muito nos Estados Unidos e na Ásia.

Portugal vai perder pessoas excelentes para o Brasil

"Há muitos jovens que vão para o estrangeiro e os melhores não querem ser professores nas universidades", alertou ainda o ex-ministro francês, deixando um alerta claro: "Portugal vai perder pessoas excelentes porque o Brasil está a apostar no financiamento e desenvolvimento das suas universidades e, como têm a mesma língua, procuram os melhores portugueses para ir para o Brasil".

Perante as queixas de um reitor e os alertas de um antigo colega europeu, o ministro Mariano Gago remeteu-se ao silêncio.
RTP - 01.11.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails