À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/09/2009

TÉCNICOS DE DIAGNÓSTICO: Greve deverá deixar serviços a meio gás

A greve dos profissionais de diagnóstico e terapêutica, marcada para a próxima quarta-feira, deverá deixar os serviços de saúde a funcionar a meio gás, sensivelmente ao ritmo dos fins-de-semana, segundo um dirigente sindical.

A greve foi decretada pelo Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde (SCTS) e pelo Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica contra o que classificam de “discriminação face a todos os outros profissionais de saúde com os quais já foi encerrado o processo negocial”.

Sobre os efeitos da greve, Almerindo Rego, presidente do SCTC, sublinhou à agência Lusa que, em saúde, "uma greve é sempre algo muito complicado”, estimando que a paralisação destes profissionais de saúde - oito mil na administração pública, precisou - afecte os serviços de consultas, cirurgias e farmácia. Por isso, antecipa, os utentes deverão encontrar, na quarta-feira, os serviços a funcionar como se se tratasse de um fim-de-semana.

Almerindo Rego considera que a ministra da Saúde fez o que é “inadmissível em democracia: bloqueou um processo negocial”.

Nos pressupostos da greve, que serão explicados esta manhã em conferência de imprensa, os dois sindicatos vincam que desde o dia 12 de Agosto, data em que se reuniram com o Ministério da Saúde, a tutela “não marcou mais nenhuma reunião, nem tão pouco dá qualquer explicação para o bloqueio das negociações”.

“Durante este último mês, diariamente, os sindicatos tentaram, junto do gabinete da ministra da Saúde, encontrar respostas para o impasse no processo negocial, não obtendo qualquer justificação”, afirmam as organizações sindicais.

Com este protesto, os sindicatos esperam repor a “legalidade e os princípios do Estado de Direito democrático português, em matéria de quadro jurídico da negociação colectiva”.

Destak.pt - 17.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails