À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/09/2009

Desemprego em países industrializados vai bater recordes em 2010

A OCDE acredita que o desemprego nos países industrializados vai atingir o recorde do pós-guerra em 2010, quando atingir os 10 por cento no segundo semestre deste ano. Segundo esta organização, 15 milhões de pessoas ficaram sem emprego desde 2007.

A OCDE acredita que o desemprego nos países industrializados deverá atingir um recorde no próximo ano, fixando-se no máximo desde o fim da II Guerra Mundial, ao mesmo tempo que a economia está numa tímida recuperação em 2010.

Segundo as últimas previsões desta organização, a taxa de desemprego nos 30 países da OCDE irá atingir os 10 por cento na segunda metade de 2010, o que significa que 57 milhões de pessoas estarão nessa altura sem trabalho.

«Este fenómeno incómodo ocorreu em alguns países da OCDE nas anteriores recessões quando o desemprego se manteve num nível alto comparado com o nível antes da crise», tendo demorado vários anos a ficar em níveis de pré-crise, mesmo depois da recuperação da economia.

Entre os países da OCDE, a Holanda tem a taxa de desemprego mais baixa com 3,3 por cento, estando no pólo oposto a Espanha, que tem 18,1 por cento de desemprego, isto numa altura em que a taxa na União Europeia foi de 8,9 por cento em Junho, contra os 9,5 dos EUA.

Segundo esta organização, que alertou os países a investirem mais em políticas de emprego, cerca de 15 milhões de pessoas juntaram-se ao grupo de desempregados desde o final de 2007.

TSF - 16.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails