À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/09/2009

Sindicato apresenta queixa contra CP por substituir trabalhadores em greve

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) vai apresentar uma queixa na Inspecção de Trabalho contra a CP por ter substituído os funcionários que aderiram à greve de 48 horas, informou hoje fonte sindical.

Em declarações à Lusa, José Manuel Oliveira, coordenador nacional do SNTSF, disse que os trabalhadores da revisão de Aveiro "estão a ser substituídos, de uma forma ilegal", por revisores oriundos de outros locais de trabalho, nomeadamente Coimbra.

"O nosso gabinete jurídico vai analisar esta situação, mas posso afirmar, desde já, que será apresentada uma queixa na Inspecção de Trabalho e depois veremos que outros caminhos se podem fazer", revelou o dirigente sindical.

José Manuel Oliveira adiantou ainda que a adesão dos trabalhadores da revisão de Aveiro à greve mantém-se nos 100 por cento.

Fonte da CP garantiu à agência Lusa que houve substituição de trabalhadores, mas apenas uma "gestão de escalas para assegurar o serviço".

"Foram feitas alterações nas escalas de serviço e nada mais", assegurou a mesma fonte.

A paralisação em protesto contra a movimentação "unilateral e arbitrária" de funcionários de Aveiro para o Porto começou às 00:00 de domingo e vai terminar hoje à meia-noite.

O coordenador nacional do SNTSF admite, no entanto, que os trabalhadores possam recorrer a novas formas de luta.

"Isso será decidido em discussão com os trabalhadores depois de terminada esta greve", esclareceu.

A CP quer passar cinco dos 12 revisores do serviço CP Comboios Regionais que trabalham no posto de Aveiro para o Porto, "por necessidade do serviço".

A empresa salienta, contudo que os funcionários em causa vão continuar a residir em Aveiro.

J.N. - 14.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails