À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/09/2009

Desemprego no 2º trimestre de 2009 ultrapassou os 9,0%

Segundo dados do INE, a taxa de desemprego estimada em Portugal no 2º trimestre de 2009 foi de 9,1%. Resultados apontam para a diminuição do desemprego feminino face ao trimestre anterior.

A taxa de desemprego em Portugal aumentou 1,8 pontos percentuais entre o 2º trimestre de 2008 e o de 2009 – 2,4 entre a população masculina e 1,1 entre a população feminina. A expressão do aumento deste indicador mostrou-se relativamente reduzida comparando os valores dois primeiros trimestres de 2009. Aliás, de acordo com os dados apresentados no gráfico 1 conclui-se que o desemprego feminino diminuiu 0,2 pontos percentuais nesse arco temporal. Apesar desta diminuição, a taxa de desemprego feminina é 0,8 pontos percentuais superior à masculina.

Apesar de o desemprego entre a população com idade entre os 15-24 anos ter diminuído face ao trimestre anterior, este grupo etário é o que apresenta, no 2º trimestre de 2009, um nível de desemprego relativo mais elevado (18,7%) e o que conheceu um maior aumento do valor deste indicador comparativamente ao mesmo período de 2008. De resto, tal como se pode observar no gráfico 2, a grandeza da taxa de desemprego varia de forma inversa em relação à idade, isto é, diminui nos escalões etários mais velhos e vice-versa.

A taxa de desemprego aumentou em todas as categorias de escolaridade no 2º trimestre de 2009 em comparação com o período homólogo de 2008, de forma particularmente expressiva entre a população que tem como nível de escolaridade máximo completo o 2º ciclo do básico e de modo bastante ténue no caso dos que concluíram o ensino superior. Relativamente à evolução da taxa de desemprego nos dois primeiros trimestres de 2009, observa-se a sua contracção entre os portugueses activos que concluíram o 9º ano de escolaridade, e o congelamento desse valor entre os que terminaram o ensino superior e também no grupo dos que não têm qualquer habilitação escolar.

A taxa de desemprego no 2º trimestre de 2009 aumentou em todas as regiões NUT II em comparação com o período homólogo de 2008. Os valores estimados para o Algarve e para o Norte são, no 2º trimestre de 2009, inferiores ao verificado no trimestre anterior.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails