À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

15/09/2009

Norte-americanos confiam cada vez menos nos meios de comunicação

Os norte-americanos têm cada vez menos confiança nos órgãos de comunicação e são cada vez mais os que consideram as informações publicadas como carentes de exactidão e objectividade, revela um estudo publicado segunda-feira.

Dos 1.506 inquiridos, entre 22 e 26 de Julho, pelo centro de pesquisa independente Pew, apenas 29 por cento defendem que os meios de comunicação difundem geralmente informações correctas, enquanto 63 por cento consideram que as mesmas são imprecisas (contra os 34 por cento detectados numa sondagem similar realizada em 1985).

A sondagem permitiu ainda apurar que, para 60 por cento dos auscultados, a comunicação social padece de falta de objectividade - uma crítica que, há 24 anos, foi feita apenas por 45 por cento dos entrevistados.

Somente 20 por cento dos inquiridos consideram que os órgãos informativos são independentes do poder e apenas 21 por cento são da opinião que estes reconhecem prontamente os seus erros.

Ainda de acordo com a auscultação, a televisão continua a ser o meio de informação dominante nos lares norte-americanos (71 por cento), contra 42 por cento dos inquiridos que se informam via Net ou 33 que o fazem através da imprensa escrita.

Apesar destes números, 68 por cento dos norte-americanos são da opinião que a extinção de jornais como o New York Times, o USA Today ou o Wall Street Journal seria uma grande perda.

Por outro lado, 62 por cento das pessoas questionadas afirmaram que os meios de comunicação são justos no acompanhamento da administração de Barack Obama, contra 23 por cento para os quais a cobertura mediática das actividades do presidente norte-americano não tem sido correcta.

Destak.pt - 15.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails