À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/09/2009

Portugal com 650 mil desempregados e taxa de 11,7%

O desemprego poderá atingir níveis históricos desde a II Guerra Mundial. Nos países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e desenvolvimento Económico) há mais 16 milhões de desempregados desde o final de 2007, 84 mil dos quais em Portugal. Em 2010, os números chegarão a 210 mil novos desempregados em Portugal (650 mil no total) e 25,5 milhões em toda a OCDE “Os governos devem agir rápida e decisivamente para evitarem que a recessão se transforme numa crise de desemprego prolongado”, avisa o organismo internacional.

No lançamento do ‘Employment Outlook’, o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, avisou que a falta de emprego é a última grande consequência da actual crise económica, logo, “é essencial que os governos se foquem em ajudar nos próximos meses quem procura emprego”.

Na média dos países da OCDE, o desemprego já chegou aos 8,5% e deverá chegar aos 9,9 em 2010, podendo mesmo passar os 10%, com mais de 57 milhões de pessoas activas à procura de trabalho, um recorde desde o final da II Guerra Mundial.

Em Portugal, a falta de emprego atingiu mais 84 mil pessoas desde Dezembro de 2007. Em 2008 a taxa de desemprego era de 7,6% e atingiu máximos de 9,3% em Junho e Julho deste ano, mas deverá continuar a subir e chegar aos 11,7%, ou seja, 650 pessoas sem emprego.

Em Espanha o impacto da crise o impacto foi ainda maior: perderam-se 2,213 milhões de postos de trabalho, tendo a taxa de desemprego subido de 8,8 para 18,1, subindo para 19,8 em 2010. Serão 2,7 milhões de desempregados em Espanha.

No alerta hoje emitido, a OCDE avisa para a “crise de desemprego prolongado”, mas esse problema já atinge a maioria das pessoas que procuram trabalho em Portugal: 67,5% não tem emprego há seis meses ou mais, quase metade (48,3%) já não trabalha há pelo menos um ano, problema que voltou a agravar-se em 2003, altura em que atingia um terço dos desempregados, e que em 2006 envolvia mais de metade.

“À luz disto, os governos têm de reavaliar e adaptar os mercados de trabalho e as políticas sociais de modo a prevenir que as pessoas caíram na armadilha do desemprego prolongado”, avisa a OCDE, admitindo que a maioria dos países tomou medidas que “têm um papel positivo”, como a redução das taxas de segurança social e compensações aos trabalhadores que reduzem o horário de trabalho, mas avisando que essas medidas devem ser temporária com alvos específicos, pois podem tornar-se “num obstáculo à recuperação ao sustentarem empresas em declínio e tornarem mais difícil às empresas em expansão contratarem novos trabalhadores”.

A OCDE exorta os governos a darem atenção especial aos jovens, “os mais atingidos pela crise, especialmente os que têm poucas ou nenhumas qualificações”, de modo a que não se tornem numa “geração perdida” para o mercado de trabalho.

As redes sociais devem também ser reforçadas “para evitar que os desempregados caiam na pobreza”: “na média da OCDE, 37% das pessoas que vivem em agregados familiares sem empregos são pobre – cifra cinco vezes maior que em agregados com pelo menos uma pessoa empregada”.

Portugal entre os melhores nas medidas activas

Os governos são também incentivados a apostaram mais em medidas de estímulo activo do mercado de trabalho, com “assistência na procura de emprego e formação”, em especial em novos tipos de trabalho, como os ‘empregos verdes’, em vez de se limitarem a medidas passivas, como “estímulos fiscais e apoios financeiros para atenuar os efeitos negativos da crise”.

A OCDE é particularmente crítica neste ponto. Reconhece que os gastos dos Estados neste tipo de políticas aumentou no último ano, “mas a níveis modestos quando comparados com a magnitude das perdes de empregos”: “Na Irlanda, Espanha e EUA, onde se verificaram os aumentos mais rápidos do desemprego, os gastos por desempregado em medidas activas caiu 40% ou mais no último ano”, censura o organismo internacional.

No que respeita a Portugal não há críticas neste ponto. Pelo contrário. O Estado português foi o segundo, atrás do polaco, que mais aumento a aposta em programas activos de estímulo do mercado de trabalho: o crescimento do investimento foi maior do que 0,30% do produto interno bruto.

Japão, Suécia e Grécia seguiram o exemplo, com aumentos mais modestos. Todos estes países partiram de bases baixas de investimento nestes programas, à excepção de Portugal, realça a OCDE.

D.N. - 16.09.09

Projecções da OCDE sobre o desemprego 'Employment Outlook 2009', da OCDE

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails