À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

05/09/2009

Candidatura de assessor de Sócrates compra dois jornais

Depois de Artur Penedos, assessor de José Sócrates, ter anunciado a sua candidatura à autarquia, dois jornais locais mudaram de mãos e são hoje controlados pelo número dois da lista do PS à câmara e pelo candidato à maior junta de freguesia do concelho. O PSD já apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições e à Entidade Reguladora da Comunicação.

Os maiores jornais do concelho de Paredes, distrito do Porto, foram comprados por uma empresa que tem como accionistas dois dos principais candidatos autárquicos do PS a órgãos municipais do concelho. Semanas depois de Artur Penedos, assessor do gabinete de José Sócrates, ter sido anunciado como candidato à Câmara de Paredes foi fundada a empresa Uni, Comunicação SA, actualmente proprietária dos jornais O Progresso de Paredes e o Novas do Vale do Sousa.

De acordo com documentos disponíveis no site do Ministério da Justiça (http://publicacoes.mj. pt), a Uni foi constituída a 20 de Abril deste ano. E, segundo o registo, tinha como sócios, entre outros, Elias Barros da Silva, cabeça de lista do PS à Junta de Freguesia de Rebordosa (a maior do concelho) e a empresa Alexandre Almeida, Contabilidade e Consultadoria Lda. , propriedade de José Alexandre da Silva Almedia, número dois da lista de Artur Penedos à Câmara de Paredes. Refira-se que este último ainda aparece nomeado como fiscal único da Uni, Comunicação Social, SA.

Depois da compra do jornal O Progresso de Paredes, que terá sido comprado, em Novembro de 2008, individualmente por Elias da Silva, segui-se a compra do título do Novas do Vale do Sousa. Este jornal, segundo o registo obrigatório na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ainda tem como proprietário a empresa Novas do Vale do Sousa - Comunicação Social, S.A.

Mas, uma pesquisa feita pelo DN no Diário da República, revela que aquela empresa encontra-se em processo de falência. E ficha técnica do Novas do Vale do Sousa já indica que a propriedade do jornal pertence à Uni, Comunicação SA. A 2 de Julho deste ano, Elias Silva Barros, que além de accionista era presidente do conselho de administração da Uni, renunciou a este cargo, tendo sido subsituído por Sara Lessa.

No final de Agosto, o PSD enviou para a ERC e para a Comissão Nacional de Eleições (CNE), denunciando o comportamento dos dois jornais no acompanhamento do período pré-eleitoral. "As notícias acerca de Paredes são sempre, ou negativas e opinativas (críticas) em relação à actuação da Câmara Municipal ou de cobertura da actos de campanha do PS e, muito pontualmente, de outros partidos da oposição", lê-se na queixa a que o DN teve acesso.

"Isto é bizarro"

Contactado pelo DN, Artur Penedos recusou comentar a polémica, remetendo para os accionistas e seus camaradas do PS as explicações necessárias. "Eu não sou proprietário de nada", declarou Artur Penedos, que nos últimos anos integrou como assessor o gabinete do primeiro-ministro. Durante a tarde de ontem, o DN procurou insistentemente contactar José Alexandre Almeida, mas este não atendeu o telemóvel.

Foi ainda enviado para a candidatura de Elias Barros da Silva(geral@ porrebordosa. com) um e-mail, solicitando o contacto do candidato à Junta de Freguesia de Rebordosa. Mas, até à hora de fecho desta edição, não houve resposta. O DN procurou ainda contactar

Já Celso Ferreira, cabeça de lista do PSD, considerou a compra dos jornais como "algo bizarro". "É a primeira vez, desde o 25 de Abril, que uma candidatura, encabeçada por assessor do gabinete do primeiro-ministro, compra jornais para os usar em campanha eleitoral", disse. O actual presidente da autarquia, que se recandidata a mais um mandato, diz ainda não ter "receio" do comportamento "ilegal e imoral", mostrando-se "preocupado com a sobrevivência de um jornal com 80 anos, uma referência do concelho, que é o Progresso de Paredes".

O DN procurou, durante o dia de ontem, ainda falar com os candidatos do CDS e da CDU, mas até à hora de fecho desta edição não foi possível obter os respectivos contactos.

D.N. - 05.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails