À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/09/2009

CGTP avança que número de desempregados é maior que o divulgado pelo INE

O economista da central sindical, Eugénio Rosa, considera que o número de desempregados em Portugal é muito superior ao divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O economista avança que pelo menos 125 mil desempregados são ignorados nas estatísticas do INE.

O economista da CGTP, Eugénio Rosa, analisou as estatísticas do INE e do Instituto do Emprego e chegou à conclusão que os números do desemprego estão nos 11,2 por cento e não nos 9,1 estimados pelo INE.

Eugénio Rosa refere que há pelo menos 125 mil desempregados que são ignorados pelas estatísticas do INE.

«Se analisar as estatísticas do INE concluiu-se que há desempregados num número elevado que não foram incluídos neste desemprego oficial, que são os inactivos disponíveis, trabalhadores que estão desempregados, mas que pelo facto de não terem procurado emprego, não são incluidos», explicou.

«Também há os chamados emprego visível, trabalhadores desempregados que pelo facto de terem uma ou duas horas por mês é suficiente para não serem considerados num número oficial», acrescentou.

O economista afirma também que os números divulgados pelo Instituto do Emprego não são correctos e que de fora dos ficheiros do instituto estão 303 mil desempregados.

Contas feitas existem, no total, 635 mil pessoas sem trabalho em Portugal, declara o economista.

TSF - 02.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails