À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/09/2009

Enfermeiros protestam contra adiamento de reunião sobre salários

Os dirigentes dos quatro sindicatos de enfermeiros vão concentrar-se hoje em frente ao Ministério da Saúde (MS) para protestar contra o adiamento de uma reunião para discutir questões salariais, disse à agência Lusa fonte sindical.

“O protesto, que vai juntar essencialmente dirigentes dos quatro sindicatos, prende-se com o adiamento para 7 de Setembro, por parte do MS, da reunião que estava agendada para 24 de Agosto para dar início à segunda fase do processo negocial sobre salários e a grelha salarial”, adiantou à Lusa Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

Guadalupe Simões justificou que um dos aspectos que faz parte do acordo firmado com o Ministério da Saúde a 31 de Julho era a concretização de uma reunião, ainda no mês de Agosto, mas a tutela adiou para quase duas semanas após a data estabelecida.

“Entendemos esse adiamento como muito preocupante em função daquilo que tinha sido assumido pelo Ministério da Saúde e dos objectivos que ainda temos relativamente à questão das grelhas salariais e remunerações”, sustentou.

A dirigente do SEP adiantou que se prevê que o Presidente da República, Cavaco Silva, promulgue até 10 de Setembro a carreira de enfermagem, o que significa que entraria em vigor no dia a seguir à sua publicação, revogando a actual carreira salarial.

"Esperamos que os enfermeiros não fiquem com um vazio em termos de grelha salarial e que os impeça formalmente de receber os seus vencimentos”, realçou Guadalupe Simões, convicta de isso não irá acontecer.

A 11 de Agosto, o Ministério da Saúde e os sindicatos dos enfermeiros assinaram os acordos que regulam o regime da carreira especial de enfermagem e os respectivos requisitos de habilitação profissional.

Destak.pt - 02.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails