À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/09/2009

Seis em 10 americanos estão contra a guerra

Cerca de seis em cada dez norte-americanos opõem-se à guerra no Afeganistão, indica uma sondagem divulgada ontem, numa altura em que Agosto se revelou o mês mais mortífero para as tropas norte-americanas no país desde o início do conflito em 2001.

Segundo a sondagem realizada pela cadeia de televisão CNN, 57% dos norte-americanos dizem-se "opostos" à guerra no Afeganistão contra 54% há um mês, 48% em Maio e 46% em Abril.

Só 42% das pessoas interrogadas se declaram agora "favoráveis" à guerra, um ponto mais do que o mês passado (41%) mas menos do que os 50% de Maio e os 53% do mês de Abril.

Para além disso, 62% das pessoas interrogadas estimam que a guerra não está a ser ganha pelos Estados Unidos, um número ligeiramente inferior ao do mês de Fevereiro de 2009 (64%).

A percentagem dos que acreditam que os Estados Unidos não conseguem ganhar esta guerra aumentou em relação ao mês de Fevereiro, passando de 35 para 40%.

A sondagem foi realizada por telefone junto de um universo de 1.010 adultos norte-americanos no final de Agosto e a sua margem de erro é de mais ou menos 3%.

Com 51 mortos, Agosto foi o mês mais mortífero para o exército norte-americano desde o início do envolvimento dos Estados Unidos no país no final de 2001, quando os talibãs foram expulsos do poder por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Numa outra sondagem divulgada a 19 de Agosto, um pouco mais de um norte-americano em cada dois estimava que a guerra no Afeganistão não valia a pena e opunha-se ao envio de mais soldados para o país para lutar contra os rebeldes islamitas.

Esta sondagem foi realizada para o Washington Post e ABC News e inquiriu 1.001 adultos. A sua margem de erro era de mais ou menos três pontos.

Destak.pt - 02.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails