À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

20/03/2009

Vendas nas farmácias continuam a descer

Os portugueses continuam a comprar cada vez menos medicamentos nas farmácias, com as vendas a registarem em Fevereiro uma nova quebra e a primeira quinzena deste mês a manter a tendência negativa.

Dados da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), a que a Agência Lusa teve acesso, indicam que, em Fevereiro, o mercado ambulatório de medicamentos (vendas em farmácias não hospitalares) desceu 8,4%, relativamente ao mesmo período em 2008.

O segundo mês do ano veio assim confirmar "a tendência negativa" que se verificou também em Janeiro, quando o mercado desceu 8,3%, segundo a indústria farmacêutica.

Depois de um crescimento anual em 2008 que ficou nos 0,9%, os dois primeiros meses deste ano vêm comprovar que "a crise se instalou no sector", segundo a Apifarma.

Em relação ao número de embalagens vendidas, a indústria farmacêutica refere que em Fevereiro foram vendidas menos 7,1% de unidades do que no período homólogo.

"A tendência mantém-se negativa em Março, que na primeira quinzena registou uma queda, em valor, de 3,5%, comparativamente ao mesmo período em 2008", segundo a Apifarma.

O comportamento do mercado é "motivo de grande preocupação" para a Apifarma, "não só do ponto de vista empresarial" mas, sobretudo, pelo que "esta situação pode significar em termos de um eventual impacto na saúde pública".
Jornal de Negócios - 19.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails