À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

19/03/2009

Crédito mal parado sobe ao ritmo mais elevado de quatro meses

O crédito mal parado aumentou 31,5 por cento em Janeiro em relação ao mês homólogo, para 2,29 mil milhões de euros, atingindo o ritmo de crescimento mais elevado nos últimos quatro meses. Este incumprimento representa um volume de dois por cento do total dos empréstimos, indica o boletim do Banco de Portugal.

O crédito mal parado era, em Janeiro do ano passado, 1,8 por cento dos empréstimos totais. O incumprimento registou-se em todos os segmentos de crédito, embora as falhas sucessivas no pagamento das prestações de crédito ao consumo tenham aumento 50 por cento.

O segmento da habitação foi o que registou mais baixas taxas de incumprimento, apesar de ter subido 24,6 por cento em comparação com o mês de Janeiro do ano passado.

Os dados do Banco de Portugal revelam que o crédito à habitação sofreu uma forte queda, com os empréstimos às famílias a crescerem 3,6 por cento no primeiro mês do ano em termos homólogos.

As famílias portuguesas estão a poupar mais, conclui o banco central, que apurou um crescimento de 0,6 por cento nos depósitos, em comparação com o mês de Dezembro. As famílias tinham depositado nos bancos cerca de 116 mil milhões de euros no início de 2009, o que representa um crescimento de 13,3 por cento em termos homólogos.

O crédito às empresas registou uma ligeira desaceleração, fixando-se em 9,4 por cento em Janeiro. A comparação com Dezembro aponta para uma queda de 1,3 por cento e a homóloga para uma desaceleração de 2,8 por cento. O Banco de Portugal indica que as empresas têm 28.498 milhões de euros depositados nas instituições financeiras, valores próximos dos de Janeiro do ano passado.
RTP - 19.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails