À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

19/03/2009

Fuga de cérebros: Portugal entre os países ocidentais mais penalizados

O continente africano é a zona do globo na qual a porção dos recursos humanos nacionais com qualificações superiores mais emigra. A costa leste da África Sub-Sahariana assume-se como a região deste continente em que existe uma maior densidade de países nos quais os emigrantes que concluíram um nível de ensino superior correspondem a mais de 20,0% do total da população nativa que detém esse grau escolar.
No universo dos países ocidentais, Portugal apresenta um dos registos mais volumosos no que toca ao fenómeno da “fuga de cérebros”, estando integrado no conjunto de países nos quais entre 10,0 e 20,0% do total de nativos com formação superior emigraram para um outro país da OCDE.
Entre os países incluídos na análise, os Estados Unidos, o Japão, a Indonésia e a Birmânia são os que registam as menores taxas de “fuga de cérebros”.

Nota Metodológica: Este indicador mede a porção de indivíduos de uma dada nacionalidade com graduação escolar superior que vivem num/noutro país da OCDE. A taxa de emigração de pessoas altamente qualificadas é calculada a partir da divisão dos emigrantes com graduação escolar superior de um dado país pelo total da população que atingiu esse grau de escolarização (emigrantes e nativos residentes com formação escolar terciária). Estes dados foram publicados em 2005 e referem-se ao período 2000-2001.

Link

Observatório das Desigualdades - 19.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails