À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/03/2009

Mais três mil novas famílias recebem subsídio

Desde Janeiro, cerca de três mil famílias portuguesas engrossaram os números dos beneficiários do rendimento social de inserção, um subsídio estatal que já apoia mais de 300 mil pessoas, disse à Lusa o presidente do Instituto de Segurança Social.

Segundo Edmundo Martinho, contrariando uma tendência de estabilização dos números, registou-se uma ligeira subida em Janeiro e Fevereiro com mais oito mil beneficiários, o que corresponde a cerca três mil famílias.

Edmundo Martinho explicou, contudo, que esta é a evolução normal dos números e que corresponde "ao que tem sido o aumento dos beneficiários de mês para mês" ao longo dos últimos anos.

Segundo os últimos dados disponíveis, o número de beneficiários a receber o rendimento social de inserção (RSI) activos em Fevereiro era de 350 575, o que corresponde a 134 375 agregados familiares.

Já no que respeita aos beneficiários com lançamento (com processos aprovados mas na fase de processamento do subsídio), os dados revelam que em Dezembro de 2008 havia 352 915 beneficiários nestas condições e que em Fevereiro de 2009 esse número elevou-se para os 360 294 beneficiários.

Valor médio é 91,94 euros

O valor médio da prestação atribuída a situações de pobreza extrema, por beneficiário, é de 91,94 euros, segundo os mesmos dados da Segurança Social.

De acordo com o presidente do Instituto de Segurança Social é no distrito do Porto que existem mais beneficiários de RSI, seguido do de Lisboa, Braga e Setúbal.

Actualmente, o RSI apoia 127 726 famílias portuguesas e a maioria está já em programas de reintegração na sociedade.

Das 127 726 famílias beneficiárias do RSI em Janeiro, 81,83% está em acordos de inserção.
D.N. - 16.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails