À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

26/05/2011

Austeridade poupa ricos

As mil pessoas mais ricas da Grã-Bretanha possuem actualmente a soma colossal de 396 mil milhões de libras (1 libra = a 1,15 euros), segundo apurou o jornal Sunday Times (07.05), constatando que as drásticas medidas de austeridade que se abatem sobre a maioria esmagadora da população não atingem a oligarquia do país.
Pelo contrário, contas feitas, a sua fortuna aumentou em 18 por cento em 2010, ou seja acumularam mais 62,2 mil milhões de libras, aproximando-se do valor máximo alcançado em 2008, quando eram detentores de um total de 413 mil milhões de libras.
Por outro lado, se no ano passado havia apenas 53 residentes britânicos com uma fortuna igual ou superior a mil milhões de libras, hoje já são 73 os que fazem parte deste clube restrito de multimilionários.
Assim, ao mesmo tempo que os britânicos são condenados ao desemprego, à redução de salários, têm menor acesso aos serviços públicos e pagam mais pela saúde e pela educação, as elites capitalistas recuperam alegremente da crise (qual crise?...).
Para tanto contaram com os esforços abnegados do anterior governo trabalhista, que transferiu quase um bilião de libras (um milhão de milhões) para o sistema bancário, e agora com o programa de austeridade da equipa de conservadores e liberais, que ameaça reduzir os salários durante os próximos quatro anos.
O resultado não oferece dúvidas: os trabalhadores ficarão mais pobres para que os ricos enriqueçam. Mais evidente ainda é o carácter parasitário deste enriquecimento, uma vez que, neste período, não se prevê qualquer melhoria na economia. Segundo o Instituto Nacional de Investigação Económica e Social, a produção britânica não recuperará o nível anterior à crise nos próximos três anos.
Não surpreende pois que na lista dos mais ricos figure um grande número de financeiros, negociantes em matérias-primas e outros investidores em actividades especulativas. O caso do financeiro Nat Rothschild é ilustrativo de que a especulação compensa: em apenas um ano a sua fortuna pessoal aumentou mil milhões de libras!

http://www.avante.pt/pt/1956/europa/114805/

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails