À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

27/03/2011

Competitividade e Emprego - Sindicato da UGT não se revê no acordo que “favorece patrões”

Raquel Martins

"O Sindicato do Quadros Técnicos do Estado (STE),filiado na UGT, demarcou-se esta tarde do acordo tripartido alcançado na passada terça-feira por considerar que “favorece os patrões”.
O STE faz uma análise ao acordo e conclui que as confederações patronais “tiveram ganhos no processo negocial” e que “os representantes dos trabalhadores, a UGT, aceitaram reduzir de um mês para 20 dias a indemnização por despedimento e reduzir de um mês por cada ano de trabalho para um máximo de 12 meses ou 20 salários mínimos, se aquele máximo for superior”. Duas consequências que o sindicato rejeita.

“Ainda que as reduções se apliquem aos trabalhadores a contratar no futuro, um acordo em que todos são ganhadores, com excepção dos trabalhadores, que são, claramente, os perdedores não é, em nosso entender um acordo aceitável”, frisa o STE em comunicado.

Na terça-feira, Governo, UGT e as quatro confederações patronais chegaram a um entendimento quanto ao acordo para a Competitividade e o Emprego onde, entre outras matérias, se reduzem as indemnizações por despedimento, se cria um fundo de base empresarial para suportar uma parte dessas indemnizações e se agilizam os instrumentos de redução temporárias dos tempos de trabalho em situação de crise empresarial.

O acordo foi assinado na véspera da demissão de José Sócrates e alguns dos pontos terão de esperar por um próximo Governo para serem concretizados."

http://economia.publico.pt/Noticia/sindicato-da-ugt-nao-se-reve-no-acordo-que-favorece-patroes_1486838

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails