À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

21/07/2010

Malparado das famílias aumenta 30 milhões em Maio

O crédito malparado nos empréstimos às famílias aumentou 30 milhões de euros em Maio face a Abril, para os 3985 milhões de euros, devido essencialmente a um aumento do crédito considerado de cobrança duvidosa nos empréstimos para consumo.

De acordo com os números divulgados, esta quarta-feira, pelo Banco de Portugal, o malparado no crédito concedido às famílias em maio representava 2,84 por cento do total do crédito concedido, registado em Maio.

O malparado nos empréstimos ao consumo foi o que mais subiu, 21 milhões de euros em Maio face a Abril, situando-se nos 1150 milhões de euros. O crédito considerado de cobrança duvidosa para esta finalidade representa 28,8 por cento do total do malparado.

O valor emprestado para consumo aumentou pouco mais que o malparado, 22 milhões de euros de Abril para Maio, situando-se nos 15.822 milhões de euros.

No crédito para "outros fins", o malparado aumentou 13 milhões de euros, para os 909 milhões, menos que o aumento verificado no valor concedido, de 12 milhões de euros.

No crédito a habitação, a tendência do malparado inverteu-se, reduzindo-se em quatro milhões de euros de Abril para Maio, para os 1926 milhões.

O valor emprestado às famílias para comprar casa aumentou por sua vez 448 milhões de euros, situando-se nos 139.882 milhões de euros.

O malparado na habitação continua a representar a maior fatia do crédito considerado de cobrança duvidosa (48,3 por cento), seguido do consumo (28,8 por cento). O malparado das famílias nos créditos concedidos para "outros fins" representa 22,8 por cento do total.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1623380

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails